domingo, junho 28


A Legend Never Dies


"I'll never let you part
For you're always in my heart"



Tenho andado tristinha nestes dias e sempre a pensar no Michael Jackson e em como a sua morte é quase irreal. Os mitos não morrem! Para mim era o único artista no mundo pelo o qual pagaria balúrdios por um bilhete e pelo qual ficaria a dormir à porta da bilheteira.

Apesar de já ser da geração de 90, a minha música preferida dele é um oldie: Billie Jean, é de génio, a letra o som, o videoclip. Beat It também está lá no top. Querem mais? Dirty Diana, Earth Song, Ain't no Sunshine (a versão orginal é dele, nos tempos dos Jackson's Five, ainda puto), Smooth Criminal, Black or White (um dos meus clips preferidos).

Bad, foi a primeira música e clip que me lembro de ter visto de Michael Jackson. Estava a dar na televisão, e a minha irmã perguntou á minha mãe, quem era aquela senhora que dançava muito bem? lol A minha mãe respondeu que não era uma mulher mas sim um homem e que era o Michael Jackson. A minha mãe foi ao tal único concerto que ele deu em Portugal!! Que é precisamente o Michael Jackson com o qual me identifico, aquele que verdadeiramente conheço é o dos tempo de Dangerous e da consequente tournée. Nessa altura apesar de já ser branco ainda estava bastante normal e humano, o branco era saudável e real.

E as danças... meu deus as danças!!! Para mim Michael Jackson muito para além das músicas era a dança. Sou fã total, sou capaz de ficar um dia inteiro a vê-lo dançar, ou alguém a dançar "à Michael Jackson", com sua a roupa mítica da camisa branca, calças pretas curtas "tipo fato de treino", com riscas brancas laterais, o sapatinho e a meia branca à mostra (imagem de marca dele, registada, atenção!) E claro a luva e o chapéu.

Thriller, que é só o álbum mais vendido de sempre! Tipo de sempre! Nunca foi ultrapassado até aos dias de hoje, o que diz muito da importância de Michael Jackson no panorama musical. Ele era um génio musical e trouxe uma série de inovações aos videoclips (muitos deles muito conhecidos, reconhecidos e apreciados). Os clips de música, tal como os conhecemos, são hoje uma herança de Michael Jackson, que apesar de ser o primeiro negro a ter um clip de música a passar regularmente na MTV, introduziu os videoclips com uma storyline, e também com uma quantidade estupenda de feitos especiais e nova tecnologia, elevando em grande a fasquia para os videoclips. Thriller, o seu clip de génio, é praticamente um mini-filme de terror, que nos guia pela música através de personagens zombies e mortos-vivos. Tornou-se por isso, naquele clip que por mais vezes que já tenha visto, quando está a dar, paro para o ver de novo.


"See, it's not about races
Just places
Faces
Where your blood
Comes from
Is where your space is
I've seen the bright
Get duller
I'm not going to spend
My life being a color"

from "Black or White", Michael Jackson


quarta-feira, junho 24

World Press Cartoon

"Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico retratando de uma forma bastante sintetizada algo que envolve o dia-a-dia de uma sociedade."
Acho que as palavras a azul dizem tudo. É preciso ter uma grande capacidade de síntese, imaginação e criatividade, para conseguir colocar num tão simples e pequenino desenho tanta informação, mensagem e ideias.

Em baixo estão alguns cartoons do World Press Cartoon, que se tem vindo a realizar em Sintra desde 2005. Só fui lá só uma vez, à edição de 2007, e para compensar o facto de não ter ido estes 2 últimos anos, no outro dia fiquei mais de 1 hora na Fnac a ver todos os cartoons participantes no livro do World Press Cartoon, da edição 2009.
Aqui vão alguns registos deste ano e de outros:


Este acho delicioso














Muito bem apanhado. Está tão fofinha a senhora.














segunda-feira, junho 22

Facebook, I embrace you.

Antes, qual criatura esquecida e ignorada, ouvindo comentários e grunhidos: "se não tens Facebook não pertences ao mundo!"

Por isso, rendi-me! Tenho agora um Facebook, e ao que parece já faço parte de uma comunidade actualizada, cool, fixe e jovem.
Como podem ver, já está ali a prateleira para quem quiser ou achar alguma necessidade de o visitar.

Mundo abraça-me.... que eu estou aqui para te receber.

sábado, junho 20

Já devia era ter juízo!

Então é assim, andava eu muito bem a passear pelo Vasco da Gama, a caminho da Fnac quando ao subir a escada rolante, vejo na montra da Vobis um grande anuncio ao novo jogo do Sims. Ao ver aquilo, digo para mim mesma: "xéééééé os Sims, fogo já nem me lembrava que isto existia! Olha, mas é o Sims 3, já há um Sims 3, que engraçado." Então aproximo-me para ver o que seria o Sims 3, e ver as diferenças deste para o 2 (que era o último que tinha jogado já assim à séculos atrás). Decido entrar, para ver a parte de trás da caixa do jogo para perceber melhor. E de repente, vindo do nada, com a caixa na mão, deu-me uma coisa nem sei de onde nem porquê! Dei por mim a pensar: "oh que giro, eu até comprava mas este jogo não dá para Mac, porque não o fazem para Mac?!" Quando de repente mesmo ali, na caixa, estava este maravilhoso símbolo:

E digo eu: "oh que giro dá para Mac que felicidade! Ah vou comprar!!! Meu Deus, mas eu tenho 23 anos já devia ter juízo para estas coisas. Ainda é caro o jogo! Há anos que não jogo a isto e já nem me lembrava que existia e não sentia falta nenhuma, e agora vou comprar isto?! E é caro! Ah mas eu tenho um cartão oferta que me deram nos anos, posso gastá-lo! Quanto será que tem o cartão oferta?!" Dirijo-me à caixa, a senhora diz-me que tenho 25 euros, o jogo é 60 e penso: "oh vai ficar só em 35 euros! OK ENTÃO LEVO O JOGO!"

E pronto, é assim aconteceu, eu sei que já não tenho idade para estas coisas... Quanto ás diferenças do Sims 2 para o 3. Agora podemos personalizar tudo. Escolher o tecido de uma cadeira, por exemplo, a textura do tecido o padrão, se é de pele, couro, lã, enfim, o que nos apetecer, isso claro é válido para as roupas e tudo o resto! Há também outras coisas novas que se forem interessados em Sims podem ver aqui.

(Escusado será dizer que instalei o jogo nesse mesmo dia no meu Mac, só para descobrir que ele tem uma placa gráfica muito fraquinha para aguentar os Sims, e que portanto o jogo fica muito lento. Vou instala-lo no PC que já tem um placa gráfica melhor. O Bom da coisa é que eles fizerem um único CD, numa única caixa, que dá para ambas as plataformas. Por isso, quando tiver um Mac com um placa gráfica decente instalo e jogo lá.)

terça-feira, junho 9

Good girls go to heaven, Bad girls go to London

Aqui vou eu amanhã (quarta-feira) para Londres. Sabe sempre bem lá ir. Desta vez numa visita familiar! Vou ver a minha irmã que deu numa de emigrante e foi para lá trabalhar/viver.
E portanto já andei a ver o que se passa no panorama londrino a nível exposições de design, arte em geral e claro musicais em West End. Les Miserables aqui vou eu!

Quando voltar no Domingo, talvez ponha aqui alguns registos fotográficos. Isto se o meu avião não desaparecer misteriosamente do radar! [onde é que eu já vi isto?! Quando a realidade imita a ficção é deveras assustador...]

Deixo-vos com uma imagem do mapa original da rede de metro de Londres. Este desenho data de 1933 e foi o primeiro a apresentar a informação das linhas de forma esquemática, e não representativa. Os mapas antes existentes, apresentavam o desenho das linhas de acordo com a localização geográfica real. Visualmente não era tão apelativo e objectivamente não era tão funcional.
Este modelo de Harry Beck, é uma referência na área da infografia (design de informação). É neste modelo, que se baseiam todos os mapas de redes de transportes actuais.


quinta-feira, junho 4

Decidi criar um Blog!

É verdade. Aconteceu… Depois do boom e da febre dos blogs já ter passado á quase um século. E na era de coisas muito mais frente como o Twiter e afins. Eu decidi criar um Blog.

Porquê este nome, perguntam vocês? Porque eu do ponto de vista anatómico, tenho o estômago numa posição mais vertical, que me dá aquela espectacular capacidade de comer uma ervilha e ficar logo cheia, para passado 1 hora ter fome novamente.

Espero que gostem do espaço, que depois de muito HTML e esforço deu nisto. lol

Em baixo podem ver o meu primeiríssimo post. Sejam muito bem-vindos!

(comentem claro!)

terça-feira, junho 2

TEDtalks

“Once a year, 1000 remarkable people gather in Monterey, California, to exchange something of incalculable value…. their ideas. What happens there has never been shared… until now.“

Ideas Worth spreadding é o slogan das TED que é excelente e bastante representativo. As TED (Technology, Entertainment, Design) são conferências que acontecem todos os anos nos Estados Unidos, e onde se fala de TUDO! Tudo mesmo. Apesar de inicialmente serem dirigidas às áreas da tecnologia, entretenimento e design, por esta altura as TED falam sobre muito mais do que apenas gadgets tecnológicos. E devo dizer que é muito interessante.

Até bem há pouco tempo, as TED (como eu tão carinhosamente gosto de as chamar, e para mim eles são meninas, há quem lhes chame o TED) faziam parte de uma comunidade fechada á malta das tecnologias, nerds da multimédia , cinema, engenharia e aos mais conceituados designers e pensadores do mundo. No entanto, derivado das maravilhas da internet, as TED estão agora ao dispor de TODA a gente. Existe o site oficial claro: www.ted.com, e existe o canal no Youtube das TEDtalks, onde se podem ver todas as TED que quisermos e nos apetecer (grande parte delas em HQ) e deliciarmo-nos com a partilha de ideias dos melhores pensadores do mundo!

Cada TED tem a duração de aproximadamente 18 minutos, em que a pessoa convidada fala sobre o tema que quiser, existindo obviamente os mais variadíssimos temas, uns mais interessantes que outros claro. Já lá foram várias pessoas conhecidas de diversas áreas (política, ciência, cienema e artes em geral). Posso dar-vos alguns exemplos: o Bill Clinton já foi lá, o Bill Gates já foi lá, Bono Box já lá foi, sei lá várias pessoas! E depois também já foram outros tantos para mim desconhecidos, mas que falam de coisas muito interessantes.

Para acabar deixo-vos com umas das minhas TED preferidas, ainda são 18 minutos, mas vejam que vale a pena. É com a escritora Elizabeth Gilbert, autora do livro Eat, Pray, Love (em português Comer, Orar, Amar) do qual gostei bastante.
Título da conferência: "A new way to think about creativity."

Espero que gostem ;)


Esta senhora faz-me lembrar bastante a Juliet de Lost (2 Elizabeths!!), só que esta é fofinha e a apetece abraçar lol