domingo, junho 28


A Legend Never Dies


"I'll never let you part
For you're always in my heart"



Tenho andado tristinha nestes dias e sempre a pensar no Michael Jackson e em como a sua morte é quase irreal. Os mitos não morrem! Para mim era o único artista no mundo pelo o qual pagaria balúrdios por um bilhete e pelo qual ficaria a dormir à porta da bilheteira.

Apesar de já ser da geração de 90, a minha música preferida dele é um oldie: Billie Jean, é de génio, a letra o som, o videoclip. Beat It também está lá no top. Querem mais? Dirty Diana, Earth Song, Ain't no Sunshine (a versão orginal é dele, nos tempos dos Jackson's Five, ainda puto), Smooth Criminal, Black or White (um dos meus clips preferidos).

Bad, foi a primeira música e clip que me lembro de ter visto de Michael Jackson. Estava a dar na televisão, e a minha irmã perguntou á minha mãe, quem era aquela senhora que dançava muito bem? lol A minha mãe respondeu que não era uma mulher mas sim um homem e que era o Michael Jackson. A minha mãe foi ao tal único concerto que ele deu em Portugal!! Que é precisamente o Michael Jackson com o qual me identifico, aquele que verdadeiramente conheço é o dos tempo de Dangerous e da consequente tournée. Nessa altura apesar de já ser branco ainda estava bastante normal e humano, o branco era saudável e real.

E as danças... meu deus as danças!!! Para mim Michael Jackson muito para além das músicas era a dança. Sou fã total, sou capaz de ficar um dia inteiro a vê-lo dançar, ou alguém a dançar "à Michael Jackson", com sua a roupa mítica da camisa branca, calças pretas curtas "tipo fato de treino", com riscas brancas laterais, o sapatinho e a meia branca à mostra (imagem de marca dele, registada, atenção!) E claro a luva e o chapéu.

Thriller, que é só o álbum mais vendido de sempre! Tipo de sempre! Nunca foi ultrapassado até aos dias de hoje, o que diz muito da importância de Michael Jackson no panorama musical. Ele era um génio musical e trouxe uma série de inovações aos videoclips (muitos deles muito conhecidos, reconhecidos e apreciados). Os clips de música, tal como os conhecemos, são hoje uma herança de Michael Jackson, que apesar de ser o primeiro negro a ter um clip de música a passar regularmente na MTV, introduziu os videoclips com uma storyline, e também com uma quantidade estupenda de feitos especiais e nova tecnologia, elevando em grande a fasquia para os videoclips. Thriller, o seu clip de génio, é praticamente um mini-filme de terror, que nos guia pela música através de personagens zombies e mortos-vivos. Tornou-se por isso, naquele clip que por mais vezes que já tenha visto, quando está a dar, paro para o ver de novo.


"See, it's not about races
Just places
Faces
Where your blood
Comes from
Is where your space is
I've seen the bright
Get duller
I'm not going to spend
My life being a color"

from "Black or White", Michael Jackson


3 comentários:

xlifes disse...

Foi de facto chocante este acontecimento... Apesar de no presente já não ser a "estrela" que foi, nem sempre evocar as coisas mais positivas, a história continua a fazer jus à importância que teve no panorama musical. Foi sem dúvida um grande artista. Tinha 51 anos e 47 anos da sua vida foram inteiramente dedicados à música e ao showbizz... Isto deve ser outro dos muitos recordes que detém e é de facto surpreendente. Dançava como ninguém e é uma pena que tal talento se tenha perdido assim... infelizmente já antes da sua morte repentina... Ficam as saudades do que foi bom :)

Unknown disse...

Como alguém disse..."este Senhor não pertenceu à História, ele fez História" e isto não é para todos...
Houve a geração que perdeu o Elvis, nós perdemos o Michael...mas tal como nós sabemos reconhecer o talento do Elvis, os nossos filhos e netos vão saber quem foi o Michael Jackson e o que ele fez pela nossa cultura musical!
Ficam as saudades de algo grandioso :(

Morcegos no Sótão disse...

Gonna miss you, Michael...

MJNuts