terça-feira, junho 2

TEDtalks

“Once a year, 1000 remarkable people gather in Monterey, California, to exchange something of incalculable value…. their ideas. What happens there has never been shared… until now.“

Ideas Worth spreadding é o slogan das TED que é excelente e bastante representativo. As TED (Technology, Entertainment, Design) são conferências que acontecem todos os anos nos Estados Unidos, e onde se fala de TUDO! Tudo mesmo. Apesar de inicialmente serem dirigidas às áreas da tecnologia, entretenimento e design, por esta altura as TED falam sobre muito mais do que apenas gadgets tecnológicos. E devo dizer que é muito interessante.

Até bem há pouco tempo, as TED (como eu tão carinhosamente gosto de as chamar, e para mim eles são meninas, há quem lhes chame o TED) faziam parte de uma comunidade fechada á malta das tecnologias, nerds da multimédia , cinema, engenharia e aos mais conceituados designers e pensadores do mundo. No entanto, derivado das maravilhas da internet, as TED estão agora ao dispor de TODA a gente. Existe o site oficial claro: www.ted.com, e existe o canal no Youtube das TEDtalks, onde se podem ver todas as TED que quisermos e nos apetecer (grande parte delas em HQ) e deliciarmo-nos com a partilha de ideias dos melhores pensadores do mundo!

Cada TED tem a duração de aproximadamente 18 minutos, em que a pessoa convidada fala sobre o tema que quiser, existindo obviamente os mais variadíssimos temas, uns mais interessantes que outros claro. Já lá foram várias pessoas conhecidas de diversas áreas (política, ciência, cienema e artes em geral). Posso dar-vos alguns exemplos: o Bill Clinton já foi lá, o Bill Gates já foi lá, Bono Box já lá foi, sei lá várias pessoas! E depois também já foram outros tantos para mim desconhecidos, mas que falam de coisas muito interessantes.

Para acabar deixo-vos com umas das minhas TED preferidas, ainda são 18 minutos, mas vejam que vale a pena. É com a escritora Elizabeth Gilbert, autora do livro Eat, Pray, Love (em português Comer, Orar, Amar) do qual gostei bastante.
Título da conferência: "A new way to think about creativity."

Espero que gostem ;)


Esta senhora faz-me lembrar bastante a Juliet de Lost (2 Elizabeths!!), só que esta é fofinha e a apetece abraçar lol