sábado, setembro 26

O fenómeno de um verbo

Já vem sendo habitual que os programas dos Gato Fedorento sejam receita certa de sucesso. Mas desta vez, o sucesso veio acompanhado de um fenómeno. O de um verbo.

Antes de entrar por aí, quero primeiro partilhar a minha extrema felicidade e orgulho, partilhar o meu sentimento de esperança positiva no nosso país e sociedade, quando o primeiríssimo novo programa dos Gato estreou. Eu estava a olhar para a televisão e a pensar: "Isto é um marco histórico na política portuguesa." E é mesmo, podem estar a pensar que esta afirmação é um exagero extremo. Mas pensem bem, nunca antes nenhum político (e muito menos um primeiro-ministro) tinha ido a um programa de televisão como convidado. Íam lá para fazer debates sim, serem comentadores sim, faziam algumas reportagens sim. Mas sentarem-se em estúdio com público ao vivo num programa de comédia nacional??!! Nós agora temos o nosso Daily Show (sim está longe de o ser, mas é o nosso, à nossa maneira, baby steps e lá havemos de chegar).

Regressando ao que interessa. Como também já vem sendo habitual, os nomes dos programas dos Gato, são no mínimo estranhos, nonsense, e muito pouco GUI (user friendly, in other words). Este claro não podia deixar de o ser também: Esmiúça os sufrágios. E grande parte do país ficou: "What??", "Esmiuça??? que raio é isso?". E como grande parte das pessoas eu não sabia o que era, nunca tinha ouvido tal palavra e duvidava ferozmente que se tratasse de um verbo sequer. Por isso, fui ver ao dicionário o que queria dizer:

esmiuçar (i-u)
v. tr.

1. Reduzir a pequenos fragmentos; esmigalhar; esfarelar.
2. Fig. Entrar em pormenores a respeito de.
3. Deslindar com minúcia.
4. Examinar miudamente.
5. Narrar pormenorizadamente.


E se estiverem mesmo, mesmo interessados:














Este estranhíssimo verbo, mais parece que foi retirado do baú da língua portuguesa. Fechado à milénios e apenas conhecido por alguns distintos membros de uma sociedade secreta de eruditos!Mas o verbo saiu à rua! E anda por todo o lado. É a isto que chamo o fenómeno de um verbo, antes puramente desconhecido, e agora totalmente proferido. Em todo o lado! Ele é um anúncios de rádio de revista cor de rosa: "Esta semana na revista Lux, Maria não sei das quantas, esmiuçada blá blá blá". Ele é na página de abertura do suplemento Cartaz da revista Actual do Expresso: "Pág.52 A tirania segundo Orwell, esmiuçada em "Grandes Livros" - quinta-feira 19h-24". (by the way, great movie!). Enfim.... os portugueses gostaram. E assim nasce um fenómeno. Agora reparo que o meu último post também falava deste tema. E-mails fenómenos, verbos fenómenos! O que virá a seguir? Hei de andar por aí a esmiuçar a ver se encontro mais alguma coisa. :P


(só uma pequena nota: repararam como todos os políticos entravam no estúdio super tensos e enconlhidos como que a dizer: "aaaa.... meu deus o que é que eu estou aqui a fazer?! Estou como peixe fora de água...")


Sem comentários: