quinta-feira, setembro 10

Como criar um e-mail fenómeno da Internet

Estive vai não vai para escrever este post. Fui adiando até que um dia parei e pensei para mim: Vai pois!

Pode parecer um pouco fora de hora, porque aconteceu em Julho, mas é para não deixar o assunto morrer. Provavelmente alguns de vocês já andaram por aí a receber um e-mail que mostra a resposta de um jovem rapaz a um anúncio de emprego para designer, do site Carga de Trabalhos. Pois é acontece que esse rapaz é meu amigo (ou direi cunhado?), chama-se André Sousa e faz parte dessa grande e fabulosa espécie de mamíferos que são os Designers.

O que ele se limitou a fazer foi responder à letra a um anúncio, que de uma forma completamente irreal e estúpida tinha uma lista infindável de requisitos que os candidatos deviriam ter. Eu não sei se vocês são todos Designers, mas provavelmente não, mas tentem compreender a irrealidade e exagero da lista que segue em baixo, juntamente com o tão famoso e-mail mandado pelo André. Divirtam-se:

"No site de emprego Carga de Trabalhos, está o seguinte anúncio de uma empresa que está a aceitar candidaturas para estágio na área de Design:

Requisitos Académicos: Finalista ou recém-licenciada(o) em Design

Competências pessoais :
· Poder de comunicação;
· Iniciativa;
· Auto-motivação;
· Orientação para resultados;
· Capacidade de planeamento e organização;
· Criatividade.

Competências técnicas : Conhecimentos nos seguintes programas/linguagens :

® Adobe Photoshop,
® InDesign,
® Illustrator (FreeHand e Corel Draw) Flash,
® Dreamweaver,
® Premiere,
® AfterEffects,
® SoundBooth,
® SoundForge,
® AutoCad,
® 3D StudioMax
® HTML (basic),
® ActionScript 2.0 (basic),
® CSS,
® XML.

Remuneração: Estágio Remunerado
Duração: 6 meses, com possibilidade de integração na equipa
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Portanto, e resumindo, esta empresa quer um recém licenciado que saiba de origem 13 softwares e 4 linguagens de programação.
Isto é o país em que vivemos.
Não me ficando atrás perante este anúncio, decidi responder no mesmo estilo.
Eis o que lhes respondi:

----

Boa noite,

Estou a entrar em contacto para responder ao anúncio colocado no site Carga de Trabalhos para a posição de estagiário em Design.

Chamo-me YYYYYY, tenho ZZ anos e sou um recém licenciado em Design de Equipamento (Fac. Belas Artes de Lisboa).

Sou extremamente comunicativo, transbordo iniciativa e auto-motivação, estou constantemente orientado para os objectivos como uma bússola para o Norte (magnético), sou mais planeado e organizado que o Secretário de Estado de Planeamento e Organização e sou um diamante da criatividade como já devem ter percebido e como vão poder comprovar nas próximas linhas.

Quanto aos conhecimentos técnicos:
Sou um mestre em Adobe Photoshop.
Conheço o InDesign por dentro e por fora.
O Illustrator, Freehand, Corel e o Flash são os meus brinquedos do dia a dia, faço o que quiser com eles.
Nem me ponham a falar do Dreamweaver, até de olhos fechados...
Premiere... Até sonho com ele!
AfterEffects tem um lugar especial no meu coração.
Faço umas coisas bem maradas com o SoundBooth e o SoundForge.
Com o Autocad e o 3d Studio Max até vos faço duvidar dos vossos próprios olhos.
Html, Action Script 2.0, CSS e XML são as linguagens do meu dia-a-dia.
Mas sejamos francos, qualquer estudante de 1º ano sabe de cor e salteado qualquer um destes 13 softwares e 4 linguagens de programação...
Eu sou um recém finalista. E como tal tenho muito mais para oferecer:
Tenho conhecimentos de Cinema 4D, Maya, Blender, Sketch Up e Paint ao nível de guru.

Tenho conhecimentos mega-avançados de C+, C, C++, C+ ou -, Java, JavaScript, Ruby on Rails, Ruby on Skates, MySQL, YourSQL, Everyone'sSQL, Action Script 3.0, Drama Script 3.0, Comedy Strip 3.0 e Strip Tease 2.5, Vanish Oxi Action, Oracle, Sonasol, XHTML, Ajax, Batman e VisualBasic.

Conheço o Office todo de trás pra frente assim como o Microsoft WC.

Domino o Flex ao nível do Bill Gates e mexo no Final Cut Pro melhor que o Steven Spielberg.

Tenho ainda conhecimentos de grande amplitude em 4 softwares que estão a ser desenvolvidos por grandes marcas e também de 3 outros softwares que ainda não foram inventados.

Falo 17 línguas, 5 das quais já estão mortas e 6 dialectos de povos indígenas por descobrir.

Com estes conhecimentos todos estou super interessado num estágio porque acho que ainda tenho muito para aprender e experiência para ganhar. Espero que ao fim de 6 meses tenha estofo suficiente para poder fazer parte da vossa equipa e quem sabe, liderá-la.

Fico ansiosamente à espera de uma resposta vossa.

Embora tenha uma oportunidade de emprego na NASA e outra no CERN , espero mesmo poder fazer parte da vossa equipa.

Cumprimentos,
YYYYYY"


Pois é, eu posso dizer com muito orgulho que assisti ao momento de criação deste e-mail. Na altura o André enviou apenas o e-mail para amigos e familiares como desabafo, mas os amigos acharam piada e enviaram a outros amigos, que enviaram a outros amigos, até que alguém tinha um amigo na redacção da revista Visão, e esse amigo, dos amigos, dos amigos achou tanta piada que mostrou o e-mail á redacção da Visão e alguém deve ter dito: “Epá temos uma página por preencher na edição da próxima semana, alguma ideia? E alguém se levantou e disse: olha e que tal pôr aquele e-mail muito giro e entrevistar o autor e sei lá tirar umas fotografias só para que os nossos designers possam brincar um pouco com imagem e texto?”. A ideia deve ter pegado… e deu nisto:


O André estava na altura em Londres quando recebeu o telefonema da Visão, entrevistaram-no pelo telefone e quando chegou a Portugal na Segunda-Feira, nesse mesmo dia, foram a casa dele e tiraram umas fotografias. A revista saiu na Quinta. Deixo-vos com um excerto de um outro e-mail que o André voltou a mandar ao amigos e familiares a mostrar os resultados do "e-mail fenómeno" e a agradecer a todos por terem carregado nesse maravilhoso botão que é o Forward:

“Escusado será dizer que a empresa nunca me respondeu, no entanto o mail acabou por se tornar numa espécie de fenómeno uma vez que se disseminou de uma forma completamente inesperada e surpreendente. Recebi mails de apoio de conhecidos e desconhecidos, pessoas que nada têm a ver comigo ou sequer com a área do design, receberam e partilharam o mail com os amigos e deram-me o seu feedback. (…) É verdade que continuo sem emprego mas pelo menos fiquei satisfeito por saber que ainda há solidariedade entre "designers" e que de alguma forma pude contribuir (com ou sem grande sucesso) para a mudança do estado de coisas.”


Nota: O André já arranjou emprego, mas não na área.

9 comentários:

xlifes disse...

o André é o maior! :D

Pintas nos Olhos disse...

O teu comentário, não é um comentário parcial! :P

xpretender disse...

Aquele gajo não me é estranho...

frank disse...

me encanta. hasta creo que se lo voy a escribir a alguna oferta de empleo de infojobs.com
vendría bien traducirla al castellano

Departure disse...

Parabéns por um comentário tão original.

Paulo Lajus disse...

Demais!
Isso ocorre aqui no Brasil também.

Pintas nos Olhos disse...

Obrigado Paulo pelo comentário tão distante ;) Este blog anda a dar volta ao mundo graças a este post. Penso que isso se deve ao facto de tantas pessoas se identificarem com a situação. E como disse, aí no Brasil a realidade é a mesma, fico feliz por poder passar a palavra. Volte sempre!

Pablo Bermejo disse...

Concordo!! é uma ideia muito original. Cá na Espanha ocorre também.

Cumprimentos!!

coffee breaker disse...

É uma pena não sabermos qual é a companhia. Já me tinha passado "pelas mãos", esse email e até comentei com alguns amigos - agora tenho a prova. :)