segunda-feira, julho 13

TED_My Stroke of Insight

Aqui vai a minha segunda TED favorita. É sobre uma Neurocientista, Jill Bolte Taylor, que numa manhã normalíssima sofre de um AVC. Só que..... ela esteve consciente o tempo todo. Ou seja, ela conseguia perceber quais as partes do seu cérebro estavam a "desligar". Muito, muito interessante.

Esta TED vem acompanhada por um livro escrito pela senhora, cujo o título é o deste post, My Stroke of Insigth. A partir do momento que soube da história de Jill comprei o livro, que infelizmente em português tem um título muito estúpido, que mais parece um daqueles livros de auto-ajuda: "O dia em que a minha vida mudou". Mas não.... não se assustem. Se alguma vez o virem nas bancadas das livrarias, comprem que vale a pena. Basicamente fala-nos da experiência de Jill desde a manhã em que teve o AVC até aos anos que se seguiram de recuperação. É um livro simples, mas com bastante conteúdo. Mas eu sou suspeita, tenho uma fascínio pelo cérebro humano e a neurologia....



O que mais retirei deste livro, foi quando Jill Bolte Taylor a certa altura explica como o nosso cérebro funciona por estímulos e como ele age segundo reacções químicas que os nossos órgãos sensoriais enviam para o cérebro. Jill explica que os sentimentos de raiva e irritação surgem também por estímulos que recebemos de fora e que enviam informação para o nosso cérebro. Algo acontece que normalmente nos irrita, esse estimulo chega ao nosso cérebro, e nós sentimos raiva ou irritação, funcionando basicamente como um reflexo que não controlamos. No entanto, e aqui chegamos à parte interessante, Jill diz que esse estímulo dura apenas 90 segundos. Apenas 90 segundos... E que portanto a partir desses 90 segundos, o facto de continuarmos irritados é uma escolha nossa.

Quando li esta parte, tive quase uma epifania! lol Pus-me a pensar nisso, e realmente torna as coisas muito mais fáceis, porque eu tenho mais controle sobre mim e pelo o que sinto. O que se passa para além desses 90 segundos, sou eu que escolho como lidar com isso. "Queres continuar irritada por mais uns 15/20 minutos ou acaba já aqui?! " Isto pode parecer uma frase cliché mas esta pequena e simples informação que retirei do livro, mudou a forma como lido com as coisas e com a vida. Tento ser bastante mais calma e não me irritar com tanta coisa. Porque isto fez-me ver as coisas de uma perspectiva diferente. Há tanta coisa com que nos irritamos que sinceramente não vale mesmo, mesmo nada a pena. O que é isso na nossa vida inteira? Por isso agora sempre que algum estimulo de raiva ou irritação chega ao meu cérebro eu respiro fundo e digo para comigo: São só os primeiros 90 segundos...


2 comentários:

betinha disse...

cinco estrelas esta TED Talk, uma das minhas preferidas também! :) depois ainda hei-de te cravar o livro! ;)

Pintas nos Olhos disse...

Sim estás á vontade no "cravanço" lol ;) Fica bem e obrigado por visitares aqui o sítio.